Sobre a raça Pastor Belga Malinois

 

Conheça um pouco mais sobre as principais características da raça Pastor Belga Malinois

S obre o pastor Belga sabe-se que é uma raça de cães com origem na Bélgica, que possui 4 variedades com aparências bastante distintas e que não cruzam entre si. Estas são: Pastor belga Malinois, pastor belga Groenendael, pastor belga Tervueren e pastor belga Laekenois.

O Pastor Belga Malinois (pronuncia: Malinoá) de pelagem dourada, curta e lisa, é nativo da região de Malines e tido como um dos mais comuns entre seus parentes. De todos, é o mais próximo do pastor alemão e do holandês de pelo liso. Conhecido pelo vigor, foi o primeiro dos belgas a ser descrito.

fundo parallax

Características Comportamentais do Pastor Belga Malinois:

 

Aptidões da Raça

Independente das diferenças, os belgas são considerados campeões na realização de várias atividades: provas de obediência, campeonatos de agility, pastoreio de ovelhas, flyball, exposições de beleza, cão de companhia e guarda.

Para farejar, capturar e proteger, o cão é o preferido por agentes de segurança quando é necessário o uso de cães em operações policiais de investigação, busca ou salvamento, sendo, inclusive, muito utilizada pela polícia e exército de vários países, bem como por forças especiais como SWAT, BOPE e pelos Bombeiros, batendo recordes de apreensões.

fundo parallax

Quando bem treinado pode ser um excelente cão de guarda familiar, protegendo seus integrantes com afinco e dedicação!

 

Pelagens características da raça

Segundo estudos, nos belgas é vista a variedade de pelagens que remonta à época em que cães eram utilizados em trabalho, cães funcionais. Nos Tervueren e nos Malinois, a máscara deve ser muito bem pronunciada e tender a englobar os lábios superiores e inferiores, a comissura labial e as pálpebras em uma só zona preta.

O Malinois tem a pelagem curta de coloração dourada encarvoada com máscara preta.

Foi definido um mínimo de 6 pontos de pigmentação: as duas orelhas, as duas pálpebras superiores e os dois lábios (superior e inferior) devem ser pretos. Nos Malinois, encarvoado significa que os pelos têm uma extremidade preta, que sombreia a cor de base. Esse preto é de toda maneira em forma de "chama", e não pode estar presente nem em grandes placas, nem em verdadeiras listras (tigrado).

Unicamente fulvo-encarvoado com máscara preta.

Unicamente fulvo com traços de encarvoado, principalmente, no focinho e na cauda.

Para todas as variedades: um pouco de branco é tolerado no peito e nos dedos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *