Como alimentar seu filhote corretamente

Dê várias pequenas refeições

.....Até a idade de 6 meses, seu filhote deve receber comida 3 vezes por dia, em horários estabelecidos. Sempre dê comida no mesmo comedouro colocado no mesmo lugar. Isto treinará seu filhote em bons hábitos alimentares.

Número de Refeições por Dia

.....* Cães de tamanho pequeno:

até 4 meses > 3 refeiçoes por dia
de 4 a 10 meses > 2 refeiçoes por dia

.....* Cães de tamanho médio:

até 6 meses > 3 refeiçoes por dia
de 6 a 12 meses > 2 refeiçoes por dia

.....* Cães de tamanho grande:

até 6 meses > 3 refeiçoes por dia
de 6 a 15/18 meses > 2 refeiçoes por dia

Faça-o comer após você

.....O cão é naturalmente um animal de matilha e precisa saber seu lugar nela. Você deve alimentar seu cão após ter comido, assim ele saberá a posição dominante que você e sua família ocupam na hierarquia. Não deixe a comida livremente disponível, pois isto pode tornar o filhote difícil de controlar e o que pode levar a obesidade.

Não dê excesso de alimento

.....Somente dê as quantias recomendadas nos sacos; evite dar sobras que não são apropriadas às necessidades nutricionais de um filhote, e as comidas docês como chocolates, que devem ser proibidos. Isto ajudará na prevenção de problemas de obesidade, o que poderia afetar mais tarde o filhote.

Tenha certeza de que a água esteja sempre disponível

.....Seu filhote deve sempre ter acesso a uma tijela com água. Mude a água regularmente, uma vez que seus filhotes têm a tendência de brincar com ela.

Pese seu filhote regularmente

.....Para saber se seu filhote está crecendo em uma taxa correta, você deve pesá-lo regularmente. Para fazer isto, se pese e então, novamente, segurando seu filhote. A diferença é o peso do filhote.

Ensine-o bons hábitos

.....Você deve acostumá-lo quando você leva seu comedouro embora ou quando você toca durante as refeições sem que ele reclame.

Respeite a transição alimentar filhote/cão

.....Uma vez que o crescimento tenha terminado, você deve dar a seu cão um alimento que corresponda às necessidades nutricionais de um cão adulto. Para evitar problemas que poderiam ocorrer em uma mudança brutal na alimentação, respeite um período de transição durante o qual você deve mudar o antigo alimento pelo novo, aumentando sua quantidade progressivamente. Efetue esta transição por um período de uma semana, sabendo que ao finaldestes 7 dias seu cão terá seu novo alimento no comedouro.